Finalidade do blog!

Divulgar idéias, eboço biblicos, compartilhar assuntos atuais, literaturas e vivenciar as bençãos que Deus tem feito em minha vida!

Pesquisa

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

A BASE E ESTRUTURA DA FAMÍLIA.


A BASE E ESTRUTURA DA FAMÍLIA.
 
Neste capitulo veremos que nem sempre aparências são fatos.
Tal como a harmonia de um conjunto habitacional suspenso sobre o leito de um rio manso e caudaloso, qual representa harmonia, paz e tranqüilidade a seus usuários e moradores.
As pessoas ficam fascinadas com a beleza de uma paisagem a qual aparentemente oferece segurança, firmeza e tranqüilidade, todos acreditam que essa estrutura é sólida e esta apoiada sobre uma resistente base capaz de resistir toda e qualquer fúria, enchentes, correnteza das águas ou vendaval, bem como a própria carga estática.
Para se construir há sempre uma grande preocupação na elaboração do projeto e da vista arquitetônica, devendo as suas bases e estruturas ser sólidas, firmes, a fim de garantir segurança, paz, conforto, beleza e a todos usuários. Assim deve ser uma família, bem sólida nas suas bases e estruturas, sabendo que no dia a dia á perigos, vendavais e surpresas desagradáveis capazes de destruir totalmente os projetos e objetivos desse lar, e desintegrar totalmente os membros dessa família. 
   A BASE DA FAMÍLIA É O AMOR.

A base é o sustentáculo, o alicerce, ou a sapata que recebe e sustenta toda a carga estática, ou seja, o peso total do prédio ou edifício a ser construído. Se essa base for frágil ou apoiada na areia, a edificação evidentemente será vulnerável e ruirá, virá abaixo e desmoronará a construção. Portanto essa edificação deverá ser construída na rocha, ou em solo firme e resistente, para evitar a fissura, ou recalque, e mesmo o desmoronamento dessa edificação. Sem a base sólida a construção ficará comprometida e perigosa. E para que isso seja evitado faz necessária a elaboração do projeto para direcionar a edificação dessa construção a fim de poder ser concluída com sucesso, pois tudo o que se faz sem planejamento não se conclui e termina mal.
   A bíblia nos faz entender que a família é uma construção divina perpetua e indissolúvel a qual necessita ser edificada em solo resistente e firme reivindicando a máxima atenção nos mínimos detalhes do projeto ao lançar as suas bases a fim de evitar ruptura ao receber o peso total da carga estática do dia a dia.  Para evitar esse transtorno é preciso antes de qualquer coisa à aplicação de muito amor carinho e atenção nos mínimos detalhes desse novo projeto.
O amor adorna e embeleza os membros da família deixando-a atrativa, comunicativa, hospitaleira, amável, sincera e capaz de perdoar a mais terrível ofensa. Só o amor tem esta força, para anular qualquer que seja o tipo de litígio.
Quem não ama não perdoa!  (1Pd. 4.8. Jo. 15.12.; 13.34,35).  Só o amor pode apagar os defeitos e as transgressões. Onde não há o amor, tudo é ruim e defeituoso, ninguém suporta a ninguém, é só desconfiança, malquerença, intriga confusão e gritaria.
         O amor e o perdão são dois elementos inseparáveis, sem o amor não há perdão, sem perdão não há amor. Deus nos perdoou porque ele nos amou primeiro e de tal maneira, com um amor infindável. O amor é um mandamento de Deus. Jo. 13.34).
 
A FAMÍLIA E A SUA ESTRUTURA.

Toda edificação além das suas bases, esta tem a necessidade de uma sólida estrutura. Ela é a responsável pela segurança, pela rigidez, e o equilíbrio do edifício, a fim de dar suporte nos momentos das tempestades e os vendavais inesperados.
       Se a estrutura de um edifício for frágil e sem resistência, esta não oferece segurança nem tranqüilidade a os seus usuários. Esta poderá comprometer o bem estar social, a tranqüilidade a convivência e o relacionamento entre os inquilinos e transudes.  
       Assim também é em uma família. A estrutura da família é o elemento primordial, responsável pela harmonia, solides e o bem estar entre o casal e os membros da família. E para que isso aconteça é necessário o cultivo dos bons hábitos e bons costumes a serem implantados no inicio da construção desse lar. Conforme veremos a seguir:
1º Instruir a família levantar cedo. Pv: 8.17.
2º Fazer o culto domestico com a família. Dt: 11.18-19.
3º Distribuir tarefas a todos os membros da família. Pv: 31.15.
4º Os pais têm a obrigação em ser exemplo aos seus filhos. Itm. 4.12.
5º E dever dos pais amar a seus filhos, os corrigindo com amor. Pv: 23.12-14; 29.17.
6º      Se os pais forem exemplos, estes podem cobrar dos filhos. 2. Ts3. 9.
7º      Ouça os seus filhos quando estes aproximarem de você.
8º      Invista nos seus filhos, instruam naquilo que é aproveitável e decente.
9º      Não os deixes ociosos, e sem obrigações. 2Pd: 1.8.
10º     Mostre a realidade da vida a eles, e não os engane com as fantásticas ilusões da atualidade moderna.    
            A razão de tantas famílias desajustadas, e com falta de uma estrutura sólida e sadia, é que as maiorias dos jovens não são instruídas e preparadas para a vida real, ...
 
  O PLANEJAMENTO DA FAMILIA.

Nesta vida tudo precisa ser planejado. Lc: 14:28-31. Sem planejamento é impossível se fazer qualquer que seja, a mais minúscula tarefa. Tudo o que é planejado torna-se uma benção nas mãos de Deus, e ele quer que todos sejam uma benção em suas mãos.
 Para se construir uma família, é necessário que os nubentes façam um planejamento, ou um projeto das suas vidas, para saberem o que será possível ser realizado durante a formação do seu lar.
1°      Planejar o nível de vida que eles desejam ter.  Ex: poder aquisitivo.
2°      Preparar a casa para morar.
3°      Que tipo de esposa ou esposo você almeja?
4°      Planejar o número de filhos, a serem encomendados.
5°      Que tipo de trabalho você escolheu para garantir o sustento e a sua sobrevivência
6°      Como você imagina o futuro dos seus e a convivência da sua família?
7°      Quem deve e pode morar e participar das decisões com a sua família?
Diante desta, entendemos que é necessário o planejamento para evitar distúrbio e frustrações entre os membros da família.
Crescer a família sem planejar é crescer em desordem, é criar problemas futuros, criando uma situação embaraçosa, difícil de ser consertar. A família planejada cresce para a glória de Deus, é família abençoada e feliz. A família planejada, os objetivos são recíprocos e definidos. Portanto antes de criar a sua família, evite transtornos Planejem-se. Sabemos que Deus é amor, e tudo o que é edificado com amor é construído em Deus, e o que é edificado em Deus jamais será destruído ou arruinado. Portanto o amor e a base de tudo. A ordem e compromisso dentro do lar, e a sólida estrutura conserva a família equilibrada segura e harmoniosa. O planejamento é a alavanca que traz a prosperidade, prazer e contentamento a todos. Assim devemos observar a esses requisitos a fim de vivermos para a glória de Deus e gozarmos da felicidade proposta pela forma de vida conquistada. 


                        Esta é parte do meu livro conhecendo os obstaculos desintegrador da familia.


                                 Em breve sera editado este livro.